terça-feira, novembro 30, 2004

A questão da importância

"Os homens não são importantes; o que importa é quem os comanda" era a citação em destaque ontem no Citador.

Dita por Charles André Joseph Marie de Gaulle (1890-1970), o militar e estadista francês que organizou a resistência francesa contra os nazis e veio a tornar-se mais tarde no primeiro presidente da V República Francesa, esta frase nem parece dita por alguém em lugar de liderança e chefia.

Esta citação mais me parece dita por alguém que passa o seu dia a dia fechado num escritório, mexendo em papéis e computadores, talvez lendo livros sobre liderança e gestão de recursos humanos, do que por alguém que foi capaz de mobilizar vidas lutando contra um inimigo como o nazismo.

A própria natureza desta frase, retirando valor a quem é liderado é um contra-senso na hábil tarefa de liderar pessoas, a qual só pode ser concretizada com sucesso por meio da prática sincera do elogio e do incentivo. E, é precisamente fazendo as pessoas sentirem-se importantes, que isso se consegue.

Já a frase de hoje no Citador "Quem tem confiança em si próprio comanda os outros" é manifestamente mais sábia que a do General de Gaulle, pois nos lembra uma necessidade simples mas muito necessária à arte da liderança - a necessidade da auto confiança. Digo necessidade, pois no meu entender a auto confiança é mais do que algo importante; é algo deveras necessário a uma liderança bem sucedida.

A citação é de Horácio, um poeta latino que viveu entre 65 a.c e 8 a.c. que, embora tenha vivido à mais de dois mil anos, nos deixa perceber que, a realidade de então, no que à liderança de pessoas diz respeito, não é muito diferente da de hoje.

Sem comentários: