domingo, julho 11, 2004

Ensinando a criança a gostar de livros

Sou um defensor ferrenho da leitura, pois penso que não apenas tem a faculdade de nos relaxar como também nos torna mais completos e mais sabedores.

O gosto pela leitura pode ser ensinado. Olho para o meu próprio crescimento e percebo que o gosto por livros me foi incutido pelo meu pai, seja pelos seus livros que estavam à minha disposição, seja pelas histórias que nos contava antes de eu e o meu irmão dormirmos, estimulando assim o nosso imaginário pelo poder das palavras.

Tomar gosto pela leitura e pelos livros desde cedo pode ser uma mais valia não apenas pelo acréscimo de sabedoria que isso pode trazer, mas também porque ajuda a desenvolver a compreensão e facilita o relacionamento da criança futuramente com os livros escolares.

Tomo assim a liberdade, citando da revista Sábado, de aqui registar maneiras de ensinar a criança a gostar de livros:



1- Dê-lhes livros para manusear desde bebés. Há livros adequados, em pano e cartão, com os quais se habituam a descobrir "coisas".



2- Mesmo que pense que eles não percebem, leia-lhes histórias. Se for preciso dramatize, imitando vozes e sons de animais.



3- Cante-lhes lengalengas, que são fáceis de entrar no ouvido.



4- À medida que crescem, faça associações entre os desenhos animados e os livros. A televisão cativa-os mais, por isso dê-lhes livros com as histórias que eles vêem na TV.



5- Mostre-lhes como é bom manusear um livro e volte atrás nas páginas sempre que necessário.



6- Ofereça-lhes livros. Habitue-os a gostar de descobrir as histórias que vêm lá dentro.



7- Faça a pequena biblioteca dos seus filhos, arrumando os livros em prateleiras ao seu alcance.



8- Acima de tudo: dê o exemplo e leia você também.

Sem comentários: