sábado, maio 07, 2005

Bibliofilia ou bibliomania?

Esta é uma questão que por vezes coloco a mim mesmo. Serei um bibliófilo ou um bibliómano?

Consulto o dicionário da Diciopédia 2004 que me diz que bibliófilo é um amador ou coleccionador de livros, especialmente de livros raros. Não me enquadro propriamente nesta descrição pois não colecciono livros raros nem tenho por eles algum interesse especial. Mas penso que já me enquadro mais na descrição de um bibliómano.

Também segundo o mesmo dicionário, um bibliómano ou bibliomaníaco é aquele que que tem paixão pelos livros. Bibliomania é referida como paixão pelos livros, mania de possuir livros. E isto sim penso que já tem mais a ver comigo. Não consigo passar muito tempo sem comprar algum livro e quando vou a uma livraria dificilmente resisto a comprar um, tenho um gosto imenso por toda a imagem de prateleiras cheias de livros, gostava de ser como o Marcelo Rebelo de Sousa que pode gastar € 2.500 por mês em livros, encontro um imenso deleite quando entro numa livraria ou numa biblioteca, gosto imenso de sentar-me no meu escritório e olhar as prateleiras cheias de livros e quando não estou em casa, exceptuando quando vou trabalhar, levo sempre um livro ou uma revista comigo, pois nunca sei se não terei alguns minutos para ler esperando por alguém ou simplesmente numa fila de uma qualquer repartição pública.

Sem comentários: