quinta-feira, outubro 28, 2004

Livro Lido - "Surpreendido pela Alegria"

Para quem é menos familiarizado com literatura, C.S. Lewis é um nome desconhecido. Para os outros, C.S. Lewis aparece significativamente no nosso universo literário contemporâneo como um autor cristão - não porque chamava a si esse nome, mas pela fé e vivência diária dos ensinos de Cristo que a partir de determinada altura passaram a ser uma realidade na sua vida.
C.S. Lewis (1898-1963) foi escritor e professor de literatura em Oxford. Surpreendido pela Alegria é um dos resultados do trabalho da sua "pena". Trata-se de uma biografia, não centrada numa série de situações concretas como se de um relato objectivo se tratasse; trata-se antes de uma jornada pelo subjectivo que nos permite identificar a caminhada de fé do autor.
Sendo um ávido leitor e apaixonado pela literatura, neste seu relato da sua jornada árdua do ateísmo ao cristianismo, Lewis faz inúmeras referências a personagens e situações encontrados em livros que leu, bem como a autores cristãos ou não, que ao longo da sua vida o foram influenciando. Muitos, sem Lewis o perceber, foram usados por Deus, para moldar o seu pensamento e atrair Lewis ao cristianismo segundo a Bíblia.

Sem comentários: